2/16/2006

Semibreves muito breves I

Um Ministro iluminado do meu País, veio a publico dizer que era intenção do governo, fazer voltar ao activo aqueles que tinham feito acordos para obter a reforma antecipada.
Mais informou o referido Ministro que o calculo para o valor das reformas passará a contemplar toda a vida laboral e não só os 10 melhores anos dos últimos 15.
É claro que, por detrás destas revelações está a intenção do Sr. Ministro de poupar dinheiro.
É puro engano seu Sr. Ministro!
Ora se com a primeira medida aqui citada o Sr. poupará nas reformas, acabará por gastar o mesmo em fundo de desemprego. Bem sei da possibilidade de uma parte dos cidadãos que vierem a ser contemplados com estas medidas, terminarem o prazo em que têm direito ao subsidio de desemprego ainda antes de terem idade para voltarem à reforma e, aí poder-se-á poupar uns trocados. Ou não!... Se eles recorrerem ao rendimento mínimo.
Quanto à segunda medida anunciada, é deveras denunciadora de que o Sr. já não tem pais, ou se os tem serão com certeza pessoas avantajadas, tal como o Sr.! sabe Sr. Ministro, esta medida não afectará os alarves desta sociedade, mas será bastante penalizadora para o povo deste País. É que para estes últimos, muitos deles a viver abaixo do limiar da pobreza, esta medida representa a necessidade de deixar de fazer refeições só com uma sopa para passar a fazer as mesmas refeições só com um pão.
Eu até lhe poderia explicar que mesmo aqui é ilusória a poupança das verbas do Estado. Não pode o Sr. ministro ignorar que reduzindo a possibilidade de uma "qualquer coisinha" melhor qualidade de vida a estas pessoas, o consumo “mesmo que sendo unicamente de bens de primeira necessidade”, irá reduzir também. Logo as receitas do IVA irão baixar e como diz o povo: “ vai-te lucro que me dás perda “.
É claro que poderemos sempre apostar que provocando uma depressão colectiva, como será o caso na eventualidade dessas medidas irem por diante, as pessoas se comecem a suicidar em massa e, assim finalmente possamos obter a sua desejada poupança nas contas publicas.
Tenha vergonha Sr. Ministro.
Use(m) é da imaginação para encontrar soluções para acabar com o défice, primeiro com o vosso défice de social e depois com o défice da economia.
Só para terminar Sr. ministro permita-me uma perguntinha: - Não é por acaso o Sr. um dos vários Ministros deste governo, que para além do ordenado recebem chorudas reformas por alguns poucos anos de serviço?

3 Mordidelas:

Anonymous Anónimo said...

o meu pai é reformado da Fábrica de Braço-Prata, agora querem que ele justifique a reforma de uma empresa que o governo fechou.

16 fevereiro, 2006 15:35  
Blogger lince said...

E o Povo lá vai levando a sua vidinha, sorrindo a cada encontro de campanha com esta gente!... é o País que temos, é verdade. Mas a culpa não é só deles, é também de quem lhes permite lá estar. Obrigado pelas vossas visitas e comentários.

18 fevereiro, 2006 18:45  
Blogger Maria Azenha said...

apoio inteiramente .

01 março, 2006 19:31  

Enviar um comentário

<< Home