11/07/2006

O circo chega à cidade...

Sou totalmente contra a pena de morte!
Portugal está na vanguarda dos países que aboliram a pena de morte. Mas Portugal faz parte das forças internacionais que promoveram e permitirão a morte de Saddam Hussein, tornando-se desta forma Portugal conivente em tal acto, o que faz, a meu ver, com que Portugal esteja a violar a sua própria constituição. Devo lembrar que por exemplo, em casos de extradição, a nossa legislação não o permite fazer, no caso do indivíduo em causa estar acusado de um crime que permita ser-lhe decretada a pena de morte, no País que requer a sua extradição.

Sou contra todo o tipo de crimes cometidos sobre a Humanidade!
Eu defendo que Saddam deve pagar por todas as atrocidades que cometeu contra a Humanidade, assim como todos os outros ditadores sanguinários que são perfeitamente conhecidos. Só que aplicar a pena de morte é estar a cometer exactamente o mesmo tipo de crime pelo qual se considera Saddam culpado.

Tenho vergonha de ver o meu País participar neste espectáculo macabro.
Mais grave ainda é percebermos que a execução da pena através de enforcamento se tornará facilmente num espectáculo de circo. E este circo inevitavelmente irá deixar marcas de tal forma profundas naquele povo que já mais se apagarão e, que levarão a acontecer muitos mais actos criminosos. Actos esses que farão com que a Paz na região se torne cada vez mais impossível de alcançar.

9 Mordidelas:

Blogger mfc said...

A barbárie continua a comprazer-se com a barbárie!

07 novembro, 2006 22:32  
Blogger AB said...

um circo sem dúvida.. e os "palhaços"... somos nós... :(

08 novembro, 2006 00:35  
Blogger Belzebu said...

Estou totalmente de acordo! Mas lembro que o dito senhor foi condenado por um tribunal Iraquiano, segundo as leis Iraquianas, o que não nos inclui no rol dos partidários da pena de morte! Nem eu queria!

Portugal pode orgulhar-se de ser um dos primeiros países a abolir a pena de morte, pelo que não faria sentido retroceder nesse aspecto!!!

Saudações infernais!

08 novembro, 2006 01:11  
Blogger lince said...

Sim Belzebu. Aparentemente é como dizes, foi um tribunal Iraquiano que o julgou, mas quem deu poderes a esse tribunal?... É a constituição iraquiana fruto de uma reflexão do povo, ou foi-lhes impingida pelas forças estrangeiras?... Sabes, também as atrocidades cometidas no Iraque durante o regime de Saddam encontravam justificação quer nos tribunais quer nos outros poderes que vigoravam no Iraque. Só que aí eram de total responsabilidade do regime de então. Mas agora o regime vigente é de responsabilidade repartida, é nesse sentido que eu considero Portugal conivente. E acho que o nosso país deveria fazer-se ouvir prenunciando-se contra este tipo de pena, “ quer seja para o Saddam, ou outra pessoa qualquer “, e no caso de não ser possível a Portugal alterar este tipo de prática, então o nosso país deveria ter a coragem, a dignidade e a humanidade, de se demarcar de todo e qualquer tipo de apoio à intervenção militar que tem estado a ser levada a efeito naquele território.
Obrigado, não só ao Belzebu mas, a todos os que por aqui vão passando.
Para todos vós o meu abraço de amizade.

08 novembro, 2006 20:25  
Blogger Verena Sánchez Doering said...

un circo mas de todos los que vivimos
la condena mas grande para mi frente a una persona que alla hecho mucho mal como este seria la pena de muerte, pero no somos jueces
lo ideal en que lo encierren es la carcel eternamente
aca tampoco la pena de muerte se acepta

gracias por tus saludos donde Serrat, pero esa utopia es un sueño
besitos amigo y que estes muy bien
un abrazo y gracias


besos y sueños

08 novembro, 2006 23:18  
Blogger A Sonhadora said...

Lince...também tenho vergonha deste nosso país estar de acordo com esta grande atroicidade(para já não falar noutras)...
Quantos ditadores não andam por este mundo fora a apregoar a libertação dos paises dos outros?!
Será que há dois pesos e duas medidas???!!!
Passei também para te deixar um bjinho

08 novembro, 2006 23:50  
Blogger Joana Plim said...

Concordo. Sou absolutamente contra a pena capital seja qual for crime que se tenha cometido. Matando Saddam adiantará alguma coisa? A paz será realidade no Iraque depois da sua morte? Não creio...

09 novembro, 2006 16:41  
Anonymous Anónimo said...

Sem dúvida...pudesse o Homem aperceber-se dos seus delitos a tempo, pudesse fazer alguma coisa no momento que não fosse lamentar no futuro.
Bom blog.
:)

um beijo e uma vénia*

11 novembro, 2006 10:43  
Blogger Unknown said...

O primeiro país a abolir a pena de morte foi a Rússia no Século XVIII.
Mas por pouco tempo. Rapidamente voltou aos hábitos antigos.
A seguir veio, já no Século XIX o Estado de Michigan (Estados Unidos), depois veio a Venezuela e só depois Portugal.

Quanto ao Saddam a paródia começou no próprio julgamento. O juíz foi substituído várias vezes pois se o que estava em exercício não dava as devidas garantias, era corrido e substituído por outro.
De notar que estas paródias não tiveram eco na Comunicação Social...

Por fim veio a esperada pena de morte por crimes cometidos quando Saddam até era um tipo porreiro para os americanos e também para muitos países europeus.

Há até uma foto do Rumsfeld a apertar a mão do Saddam um ano depois dos crimes pelos quais foi "condenado" agora.

Todo este processo é grave, não só pela pena de morte mas também pelo descrédito que lança sobre os Tribunais...

16 novembro, 2006 03:37  

Enviar um comentário

<< Home