10/27/2006

Assim vai o Mundo!!!

Lei promulgada este mês por Bush Nova lei antiterrorista americana viola tratados internacionais, diz perito da ONU
27.10.2006 - 13h16 PUBLICO.PT, AP

O perito das Nações Unidas sobre protecção dos direitos humanos no combate ao terrorismo, Martin Scheinin, considera que a nova legislação norte-americana antiterrorismo, aprovada há duas semanas por George W. Bush, viola vários tratados internacionais.
De acordo com o especialista finlandês, algumas das novas disposições legais parecem mesmo contrariar o direito a um julgamento justo.Martin Scheinin é da opinião de que o Military Commissions Act, que o Presidente Bush promulgou este mês, "contém um conjunto de provisões que são incompatíveis com as obrigações internacionais dos EUA ao abrigo da lei dos direitos humanos"."Um dos aspectos mais graves da legislação é o poder do Presidente dos EUA para declarar qualquer pessoa, incluindo cidadãos americanos, 'combatente inimigo ilegal' – um termo desconhecido na lei internacional", disse Martin Scheinin. As pessoas que forem acusadas ao abrigo desta lei estão sujeitas à jurisdição de um tribunal militar.Scheinin também contesta a negação do direito de "habeas corpus" aos estrangeiros – incluindo residentes legais nos EUA – que está "em manifesta contradição com" a Convenção Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, um tratado que os EUA ratificaram em 1992.Bush afirma que a nova lei não permitirá torturaA lei em questão, que foi assinada pelo Presidente norte-americano no dia 17 deste mês, autoriza o recurso a "métodos agressivos" nos interrogatórios a suspeitos de terrorismo e permite o seu julgamento por tribunais militares.Durante a cerimónia de assinatura da nova legislação, na Casa Branca, Bush rejeitou a ideia de que a nova lei vá permitir a tortura de suspeitos de actos de terrorismo, mas vários analistas citados na altura acreditam que esse tipo de tratamento vai passar a fazer parte dos métodos de interrogatório da CIA.A nova lei concede ao Presidente o poder de interpretação das regras internacionais sobre o tratamento de prisioneiros, autoriza o julgamento de suspeitos de terrorismo em tribunais militares e não exige que qualquer deles seja defendido por um advogado."Com esta nova lei, os homens que os nossos agentes dos serviços secretos acreditam terem orquestrado a morte de três mil inocentes serão levados à justiça", disse Bush, referindo-se aos atentados do 11 de Setembro de 2001 em Nova Iorque e Washington.
O que é o habeas corpus? O habeas corpus é uma providência - consagrada no artigo 31 da Constituição da República portuguesa - que visa proteger o cidadão contra o abuso de poder, por virtude de prisão ou detenção ilegal.O habeas corpus pode ser requerido pelo preso ou por qualquer cidadão no gozo dos seus direitos políticos.O pedido deverá ser apreciado e decidido no prazo de oito dias.O Supremo Tribunal de Justiça considera que a providência de habeas corpus se reveste de carácter excepcional, pelo que só se justifica que a ela se recorra quando não haja outro meio de reacção e a situação de ilegalidade da prisão permaneça ao momento da apreciação do pedido. O habeas corpus poder ser requerido quando se fundar em ilegalidade da prisão proveniente, por exemplo, de:
Ter sido efectuada ou ordenada por entidade incompetente.
Ser motivada por facto pelo qual a lei a não permite.
Manter-se para além dos prazos fixados pela lei ou por decisão judicial.
( Como se fosse noticia este tipo de atitudes por parte desse sr. )

8 Mordidelas:

Blogger saltimbanco said...

Pois é, meu caro. E a nós, por enquanto, só nos resta esperar que os americanos voltem a ter um ataque de bom senso como aquando d Vietnam e o tirem de lá. Raios partam o homenzinho!

Claro que a denúncia é fundamental. Claro que a pressão da UE devia ser maior mas a realidade é dependermos demasiado ainda da América.

Abraço

28 outubro, 2006 21:22  
Blogger Verena Sánchez Doering said...

Estados Unidos siempre ha hecho lo que ha querido sin importarle nadie, en beneficio de ellos
lo bueno que ahora todos se dan cuenta
Bush ha violado muchos tratados y no respeta la vida
es el poder
gracias amigo por tus saludos y un buen fin de semana
besitos y que estes muy bien

besos y sueños

28 outubro, 2006 21:33  
Blogger Su said...

odeio o ho..passo feito mulher bomba....

jocas maradas

28 outubro, 2006 23:04  
Blogger Polly Jean said...

Nem mais. E o País é uma vergonha, como abaixo.
Parabéns pela acutilância pela banda sonora.

30 outubro, 2006 17:42  
Blogger José Leite said...

Bush é u m arbusto sem cartel na floresta mundial. Mas, puseram-no no trono e agora aguentem!


Diziam tão mal do Clinton... Fizeram um autêntico Vietename por causa daquela secretária beijoqueira , agora estão a lamber as feridas de uma guerra interminável e cijo fim não está à vista nesta década...

31 outubro, 2006 07:23  
Blogger A Sonhadora said...

Antes de Bush, as guerras eram justas ou injustas.
Agora também são absurdas!!!

02 novembro, 2006 21:15  
Blogger AB said...

Fico muito confusa nestas alturas.. porque questiono-me: será que é necessário que passe muito tempo para reconhecer este homem (e outros) como um ditador? Será que é preciso esperar que um dia algum historiador o designe como tal? Porque é q perante tantas evidências, continuamos simplesmente a acatar as decisões de um louco, de um ditador? Puzzleling, isn't it?

*****

03 novembro, 2006 16:33  
Blogger A Sonhadora said...

Tadinho dele....não falem mal do homem....então ele é o LIBERRTADOR dos paises dos outros!!!
ele não é terrorista...ele arrasa com um país completamente....em nome da libertação???!!!
Ai que raiva...que me dá esta hipocrisia....e o que mais me irrita, é que alguns paises, acham que tudo está lindamente....que sim...que tá bem....
bem vou calar a boca, senão destravo completamente...
beijinho

08 novembro, 2006 23:58  

Enviar um comentário

<< Home