3/06/2006

Porque já não é Carnaval...

Agora que já passou o carnaval, e que todos já voltaram a revelar a sua verdadeira mascara, apercebemo-nos de que há algumas mascaras que não eram de fantasia.

Cabe a cada um de nós a obrigação de acabar com as mascaras de terror e dor na cara de todas as crianças do mundo! Mascaras essas que não são de carnaval mas sim de todos os dias.

Eu sei que já não é carnaval e, que por isso este post pode parecer desfasado no tempo. No entanto não me posso esquecer da alegria com que os vi sambar, ao mesmo tempo em que os via tombar, com suas mascaras de dor e de morte!

15 Mordidelas:

Blogger rafaela said...

Já não é apenas para alguns.

Para os que sofrem nem chegou a ser, nada chega a ser, as vezes só a morte.

boa semana

06 março, 2006 12:45  
Blogger lince said...

Estou de acordo Rafaela.
Boa semana.

06 março, 2006 12:57  
Anonymous Anónimo said...

Ás vezes mascaramos a dor,
ás vezes mascaramos a incerteza,
ás vezes mascaramos a indiferença,
ás vezes mascaramos o mundo em outro mundo que gostaríamos de ter.
Fazer de conta não é a solução,
esconder o rosto e os rostos atrás de máscaras não pode ser a solução.
Enquanto existirem crianças estropiadas pelas minas anti pessoais, uma das maiores crueldades em tempos de guerra que perduram e marcam a paz, pôdre que se segue.
Enquanto existirem crianças a nascer com sequelas do desastre de Chernobil, das Bombas Atómicas.
Não pode, nemhaverá, com verdade, nenhum sádio carnaval.
Fazer de conta não apaga os rostos marcados.
Se formos sensíveis (não posso dizer humanos, porque humano é tudo menos isto) ficamos desolados.
Mãos á obra, digo, e não sei por onde hei-de começar...

06 março, 2006 14:56  
Anonymous Anónimo said...

olá! Realmente tocas num ponto muito sensível! Parabéns pelo olhar de lince

06 março, 2006 16:20  
Blogger Su said...

gostei da tua lucidez..sem máscara

jocas maradas

06 março, 2006 19:25  
Blogger Mac Adame said...

Pois é. E nós, como é que podemos evitar este sofrimento? Cheguei a pensar em adoptar uma criança quando vivi na Ásia. O processo burocrático era tão complicado e o dinheiro gasto seria tanto que desisti. É assim que os governantes querem as crianças dos seus países: vítimas.

Uma amiga minha está com um processo de adopção há mais de um ano, em Timor-Leste. O juíz que acompanha o caso e tem poder decisório é africano (guineense, acho eu). Deve conhecer realidades macabras, que também não faltam na Guiné-Bissau. No entanto, está a dificultar tudo ainda mais. Porquê? Se calhar tem receio das intenções dos pais adoptivos, mas porquê recear, se dificilmente algo poderá ser pior do que ficar lá, nas condições em que está?

06 março, 2006 23:03  
Blogger Verena Sánchez Doering said...

carnaval...mascaras...siempre nos muestras una realidad gris y triste.
ojala el mundo tome conciencia de todo lo que muestras aqui.
gracias por tus saludos en Sucesos y todos esos espacios que son tan mios y en los que siempre voy dejando algo muy mio.
como yo digo son aquellas pequeñas cosas mias que hacen mi vida y la hacen decir y contar siempre algo mio.
que lindo eres...gracias por tu español...a mi me encantaria escribir el portugues, pero e smuy dificil, he aprendido a leerlo ya que es un idioma que me gusta mucho desde muy niña, siempre le llame y le llamo hasta el dia de hoy el idioma del amor.
obrigado amigo, gracias ya que eres una persona seria y escribe cosas serias y reales y yo solo escribo mis sentimientos
gracias por tu compañia y tu español
un abrazo grande y que sea una hermosa y bella semana

besos y sueños

07 março, 2006 00:06  
Blogger Joana said...

Intenso...

Grave...

Não se chega a indignação, mas custa tanto comentar!

Beijo e boa semana

07 março, 2006 00:28  
Blogger inBluesY said...

como diz SpartK, lapidar lapidar, e que mais atrapalha meu raciocinio é "esta estranha comunicação social" ...

07 março, 2006 00:53  
Blogger inBluesY said...

bjs
gostei
(já me esquecia, é da hora;))

07 março, 2006 00:54  
Blogger lince said...

Obrigado pelas tuas opiniões Pantera amiga. São sempre momentos de reflexão que me provocas com os teus comentários. Obrigado mais uma vez, e beijocas felinas.

Pexeseco volta sempre.

É bom rever-te por cá companheiro Guardiam. Obrigado.

Spartakus no remoer se fermenta a Revolução. Abraço amigo.

Obrigado Bitta. É bom saber-te mais por cá. Abraço amigo para ti também.

Obrigado Marakoka.

Eu sei Mac. Tens razão, para quem decide é tudo muito complicado. Tudo muito burocrático. E esquecem-se que enquanto eles não se decidem as crianças em causa vão vendo a sua vida desgastar-se muitas das vezes em sofrimento e dor. Eu compreendo que deve haver cuidados a levar em linha de conta aquando desses processos, mas parece-me que o mais importante será sempre o bem estar da criança, não me parecendo que a demora num processo de adopção possa beneficiar em nada a criança em causa.
Acho, isso sim, que se deve fazer um acompanhamento atento é após a adopção. É claro que no caso de candidatos a pais adoptivos com origem noutro país deve ser solicitado ao país de origem destes para que efectuem o referido acompanhamento.
Não se pode acabar com o sofrimento da orfandade de uma criança pondo-a em risco. Mas também não se pode prolongar o seu sofrimento por questões meramente burocráticas camufladas de um qualquer receio ou segurança. Até porque se houver intenção será sempre possível ludibriar a justiça. Quanto mais não seja através do suborno de alguns desses ditos Srs. Sobre tudo nos países que mencionaste.
Quanto ao que fazer... não sei muito bem... eu decidi-me por gritar a minha revolta para que pelo menos não seja o cobarde silêncio o vencedor. Abraço companheiro.

Freyja obrigado pelas palavras que por aqui vais depositando. Mas não me deves agradecer pelas minhas visitas, pois sou eu quem retira mais prazer disso. Bss e sonhos bons.

Pois... Tens razão Joana. É difícil comentar. Acho que a dificuldade está no século! Sabes!?... Século XXI. E estas coisas acontecem!... Charles Darwin com toda a certeza ignorou o Homem na sua teoria. Obrigado pela visita.

Bluesy obrigado pela visita. Eu estranho mais estas sociedades incapazes de se comunicar e não só. Volta sempre, seja a que horas for.

Obrigado a todos.

07 março, 2006 01:20  
Blogger Carlos Estroia said...

Posts destes nunca estão desfazados no tempo, é sempre bom lembrar o que muitas vezes ignorantemente pretendemos esconder nas máscaras do Tá-se bem

Abraços

07 março, 2006 02:42  
Blogger Avó do Miau said...

Ola Lince, muito obrigada pelas visitas constantes e comentários. Fiquei muito sensibilizada com este seu post, é de facto muito tocante e é imperativo refeltir em todas estas situações! Para tal. uma imagem vale mais que mil palavras!
Em relação ao comentário mais recente que me deixou, o que me parece é que o Lince pertence ao grupo dos que estão preparadissimos para tatuagens, piercings ou o que quer que seja de mais alternativo ou diferente, justamente por já ser um adulto consciente! Sabe eu já lidei de perto com casos traumatizantes de arrependimento, que poderiam ter sido evitados se antes tivesse existido diálogo e compreensão! Em muitas famílias isso não acontece! E as decisões que se tomam a "quente" nem sempre são as melhores, só por acaso é que pode dar certo!
Mas muito obrigada por me acompanhar e ser um visitante assiduo. Eu também voltarei aqui mais vezes, porque o seu espaço é muito interessante e de grande qualidade!
Um abraço amigo,
Daniela.

07 março, 2006 12:15  
Blogger rules said...

A realidade humana deixa-me sempre triste, mais um excelente post lince...

07 março, 2006 14:19  
Blogger lince said...

Carlos Estroia, obrigado pela visita e tens razão companheiro.

Acho que não Safo. Mas temos de continuar a lutar. Cada um com as armas de que dispõe.

Alice a mim o que mais nojo mete é a hipocrisia da indiferença pelo facto da dor ser alheia. Obrigado pela tua visita e volta sempre.

Dra. Daniela Mann é sempre um prazer visitar o seu espaço, assim como receber aqui a sua visita.

Obrigado companheiro Rules.

Obrigado Silmara Roberta. E não se esqueça de voltar.

Bitta estás desculpada. Eu já repus.

A. muito obrigado pela tua bondade. Eu estou perfeitamente de acordo contigo! “... e mesmo no Carnaval se levará sempre a mal!!!”

09 março, 2006 00:44  

Enviar um comentário

<< Home