6/11/2006

Desabafo…



Desculpem-me o titulo deste post, mas é mesmo em forma de desabafo que vos quero transmitir algumas coisas!...:
Quando criei este espaço não percebia nada, e ainda hoje não percebo nada, deste mundo blogosferico. No entanto tinha uma necessidade de expor algumas das minhas inquietudes e das minhas preocupações. Assim como, sentia necessidade de partilhar e expor também, algumas das minhas ideias e dos meus pensamentos. Falo em exposição porque, ao coloca-los aqui pretendia sujeita-los à vossa critica e apreciação, algo em que reconheço não ter sido muito bem sucedido. Assim passo a explicar algumas das minhas opções:

1º- Fiz nascer este espaço no dia 10 de Junho, dia de Portugal e das Comunidades, porque como português que sou, muitas das minhas revoltas têm a haver com o rumo que o meu País tem levado. A constante degradação social, o irracional desrespeito pelo ser Humano, este sistema persistente que continuamente põe no poder o antípoda do Zé do Telhado, ( aqueles que roubam aos pobres para engordar os ricos). Fiz nascer este espaço no dia 10 de Junho, porque me mete nojo ver meia dúzia de gordos a comemorar o dia de Portugal, quando a maioria dos portugueses se sente desesperado por o ser.

2º- Não me limitar a falar de problemas nacionais, pela consciência que tenho, de que não vivemos, ( e nem podíamos viver ), aqui desligados do resto do planeta. E de que a globalização tem em si o problema de maximizar o numero de vitimas, quando um qualquer gordo provoca um problema em qualquer parte do mundo.

3º- Com todo o meu web-desconhecimento criei este espaço para ajudar a alertar todos aqueles que me pudessem ler, de que este progresso da humanidade, de que nos tentam convencer, não passa de uma mascara ensebada para esconder o verdadeiro estado da humanidade, que é o de retrocesso. Nunca o ser humano foi tão só e apenas um numero. Nunca a escravatura foi tão confortável para os Srs.! Nunca a subjugação foi tão inconsciente nem a opressão tão dissimulada.

4º- Embora a minha toca se localize na Póvoa de Varzim, até agora tenho optado por não postar aqui questões de índole local, porque considero que esse espaço está já devidamente preenchido por vários blogs. Por ex.: Povoa on Line; Ala Arriba; Meninos Eu Vi; Pé de Meia; O Poveiro; Impressões de um Boticário de Província; Pouco Pio; Poveiro de Gema; Povoa Limpa; Midgang; H.C. da Póvoa; Preto no Branco; etc. No entanto não deixo de passar com alguma regularidade por esses blogs e de lá opinar sobre os assuntos locais que se me afigurem pertinentes.

5º- Escolhi chamar-me de Lince. Não por qualquer outro motivo que não seja o facto de eu achar que o importante é o pensamento e não quem pensa. É o meu pensamento que eu quero partilhar e não a minha pessoa. No entanto o meu anonimato não é assim tão grande para os mais atentos. É certo, que pelo menos no dia em que eu resolver parar com este blog, direi o nome pelo qual fui registado no registo civil, por forma a poder assumir todas e quaisquer responsabilidades pelo que aqui possa ter escrito. Escolhi o nome de Lince por ser uma espécie em vias de extinção, que é tal e qual eu me sinto, uma vez que é cada vez mais raro encontrar alguém que se preocupe com a essência e não com a rama. É comum encontrar quem discuta as pessoas e raro encontrar quem queira reconhecer que o problema é: “ o que dá o poder a determinadas pessoas”.

6º- Hoje, passado um Ano, tenho plena consciência de que nada mudei no mundo. Mas também não era essa a minha intenção. A minha intenção não é mais de que alertar quem me ler para certas situações e, através de cada um desses, ajudar a que o mundo se mude a si próprio. Pois nunca duvidei, nem duvido, que só todos juntos poderemos alterar o que quer que seja neste mundo.

7º- É verdade que ao longo de todo este tempo foram muitas as mudanças a que podemos assistir, mas também é verdade que este tempo é já suficiente para provar que essas mudanças se deram apenas ao nível da mosca, uma vez que a merda está provada ser a mesma, ( isto para não dizer que esta merda está cada vez pior). O que nos obriga à seguinte reflexão, ( o que fazer para mudarmos esta merda ? ). Eu criei este espaço consciente de que a pior merda que se pode fazer é ficar calado perante a merda que grassa do poder. Assim como mantive este espaço na expectativa da chegada do dia em que o povo perceba que tem de fazer muita mais merda para acabar com certos poderes de merda!

8º- Não me guio por nenhuma lógica partidária. Não me considero dono de toda a razão nem de toda a verdade, mas pretendo-me sempre do lado do Ser Humano, no sentido universal da expressão. Para mim só faz sentido ter nascido Homem se a Humanidade existir de verdade, caso contrário não terei passado de uma ilusão!

9º- Confesso que muitas foram as vezes, em que pensei não se justificar a continuidade deste espaço. Hoje, por todos aqueles que aqui encontrei, por todos aqueles com quem discuti e por todos aqueles que me apoiaram, prometo que enquanto for capaz de ver e tiver presas e garras, este espaço não morrerá. Prometo por mim e por todos aqueles que me receberam, mas a esses ainda lhes fico a dever o meu obrigado.

10º- Dia do Mês de Junho do Ano da Graça de Dois Mil e Seis.

12 Mordidelas:

Blogger Berenice said...

Olá, Lince!
Que continues a alertar-nos, a inquietar-os, a incitar-nos à acção, à palavra, ao grito e ao compromisso, a morder as consciências, a apelar ao progresso da Humanidade!
É deveras importante a missão que te propões e que cumpres aqui.
Continua com toda a garra e com toda a perspicácia a que nos habituaste. Contamos contigo para nos fortalecermos. Continuaremos contigo como ondas que se repercutem após a pedrada no charco.
Felicidades!

11 junho, 2006 04:51  
Blogger rafaela said...

Lince posso dizer que as vezes as imagens que colocas aqui são chocantes, reais, e hoje ninguém pode desculpar-se no desconhecimento, mas como sempre se disse a ignorancia as vezes é felicidade e continuamos cegos.
Obrigada por um ano a abrir os olhos ao pessoal.

11 junho, 2006 13:56  
Anonymous Anónimo said...

...que mais posso acrescentar?
deixas todas as palavras necessárias,todas as palavras que tocam,que me tocaram.

Lince...foste e és especial,foste alguém que ouviu entre linhas o que queria dizer...deste-me a mão.
nunca poderia deixar de te agarrar e dar o meu maior abraço...a minha atenta amizade.
um beijo por tudo o que aqui deixas,por toda a realidade que dói...mas existe.

12 junho, 2006 01:18  
Blogger AB said...

Subscrevo o q dizes. Coincido nas tuas opiniões.. o lincenciatura faz-nos saber q não estamos sozinhos. Fica apenas a questão: somos mtos? somos poucos? qtos de nós são necessários para melhorar este país? qtos de nós conseguimos dar mais humanidade ao mundo? (bolas.. humanidade é uma palavra traiçoeira.. pq o ser humano é capaz do sublime e do horror.. mas u got it, right?) qta força tem a nossa voz? (para mim a força verdadeira continua a estar na atitude, na acção... só essa agita as mentes, só essa muda algo) Mas ler-te motiva-me naqueles dias de menos esperança na humanidade... E por isso obrigada. Go on.. u make a difference.

12 junho, 2006 21:22  
Anonymous Anónimo said...

Amigo e Companheiro Lince,

Não posso deixar de te aplaudir e demonstrar-te o meu total apoio e suporte por tudo o que aqui disseste, neste tópico, e por tudo aquilo que tens aqui trazido.
Nem sempre passo por aqui a comentar, e isso porque o tempo me é limitado, e porque já aí não estou, não porque tivesse desistido, mas porque esse país não mereceu a dedicação do meu trabalho, já lá vão 18 anos!...
Sou português, e morrerei português, mas não deixo que a escumalha desses governos de merda me oprimam!...Infelizmente, depois do 25 de Abril, que eu também ajudei a florescer, não conseguimos criar uma estrutura suficientemente sólida para guiar um povo desesperado, assustado, e perdido. Hoje, não passa de um povo de brandos costumes, que ainda está à espera que venha o cabrão do D. Sebastião salvar essa merda!...
Quando o vovo governo fascista de Portugal ganhou as eleições com uma maioria absoluta, eu fui aí, e retirei o dinheiro que aos poucos guardava no banco, na esperança de um dia retornar ao meus país das laranjeiras. Qunado o Gerente do banco me perguntou a razão porque retirava o dinheiro, limitei-me a responder que não deposito dinheiro em países com governos fascistas!...Eu sei que ele não percebeu, mas eu também não estava à espera que ele percebesse!...
Dito isto, amigo Lince, lamento dizer que brinco habitualmente com os meus amigos, e digo que gosto muito de ir a Portugal, comer os queijos e beber os vinhos, e adoro o clima, mas não posso lá morar porque o país está cheio de portugueses!...E depois rimo.nos muito e a coisa passa!...Mas é triste ter chegado a este ponto!...Quer a maneira de pensar, que reflete a desilusão acerca do país, quer o facto de desacreditarmos totalmente no que tem sido feito, e no que continua a não ser feito nesse nosso país tão massacrado e explorado por esses gordos da merda, como tu lhes chamas!...É triste, e pronto.
E concordo contigo, quando dizes que enquanto o povo não se unir, determinado a alterar a situação, nada mudará!...O pior é que ninguém sabe muito bem que alteração é que quer ter!...Esse foi num país onde o povo andou de canga durante 48 anos, e quando se lhe saltou a trela ficou à espera que a fada viesse dizer-lhe o que é que havia de fazer!...Os soldados de Abril retornaram a liberdade a um povo que não sabia o que era liberdade!...E depois, esse mesmo povo, ingrato e incúlto, pôs de novo as culpas na tropa, que era o melhor bode espiatório!...E logo depois, tornaram a colocar no poder os mesmos fascizóides gordos que os tinham oprimido antes, em vez de lhes terem posto uma bala nos cornos, durante aquele maravilhoso 25 de Abril de 1974, tão cheio de cravos!...Desculpa lá, amigo Lince, isto é um desabafar, mas se tivesse sido a PIDE a surpimir o movimento das tropas, tinha havido muito sangue!...Esse país, agora, só lá vai ao sítio depois de passar muito mais fome, e muito mais sofrimento. Infelizmente!...E depois, ainda temos de educar esse povo que só se importa com Telenovelas da Burguesia do Brasil, Disparates de Concursos vindos dos Esgotos Cerebrais dos Americanos, Futebol, e Fé em Deus!
No tempo do Salazar, o lema era Deus, Pátria e Família. Agora é Fotonovelas, Futebol e Fé em Deus!...Será que evoluímos assim tanto?...E já nem sei se é seguro falarmos assim abertamente!...Porra para isto!
Amigo Lince, deixo à tua descrição manteres aqui este meu texto tão longo. Peço desculpa se me intrometi demais neste teu espaço, mas não posso deixar de te dar o meu apoio incondicional, e os meus parabéns por teres criado este blog, protegeres assim os teus ideais, com a coragem necessária de o levar adiante, e manteres assim a vela da liberdade e da revolta acesa, para que todos quanto aqui venham possam juntar a sua voz à tua, ou ganhar a mesma coragem e entendimento para o virem a fazer um dia. Este é talvez o início de uma revolta que é necessária para levantar o país da lama intelectual, histórica e política onde tem chafurdado há mais de 500 anos!...Chega de miséria e de mentiras, exploração e roubos!...É tempo de nos levantarmos e assumir a responsabilidade que nos compete para reconstruír o país. Já utros países se levantaram do chão em menos tempo, e com piores condições!...Chega de culpar os outros, toca a trabalhar, todos, juntos, para mudar o rumo a este destroço que se chama Portugal!...
Não podemos continuar a ignorar a situação em que nos encontramos!
Abraços democráticos,

Dr. Nuno Santos a.k.a. Conde dos Burriés

13 junho, 2006 06:15  
Blogger della-porther said...

Caro Lince

Mudou sim...mudaste o mundo...me trouxes aqui...uma pedra é certo ...uma pedrinha...mas sou eu e isso muda muito.
Adorei o que li.
Meus cantos sentem saudades de voce
Apareça
Beijos

13 junho, 2006 07:16  
Blogger amigona avó e a neta princesa said...

Sabes amigo, habitei-me a vir "ler-te" e hoje fiquei a conhecer-te um pouco mais... acho que és um pouco pessimista, que felizmente, há muitos "linces" por aí e penso que mesmo que penses o contrário mudaste alguma coisa sim! Continua a estar connosco... eu continuarei contigo...

13 junho, 2006 09:31  
Blogger alice said...

que fiques por muitos anos, lince

é o que desejo de coração

um grande beijinho

alice

13 junho, 2006 11:00  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Essa blogosfera é mesmo muito pequena... Olhe só quem eu vejo aqui por essas paragens!!! Meu queridíssimo amigo das terras geladas do norte,Conde dos Burriés!!! Veja lá isso... Abraços fraternos ao meu querido amigo, Senhor Nobríssimo Conde!!!


Pois... parabéns pelo teu espaço!!!
Que ele cresça sempre e compareça com é o que vem ocorrendo!!!

Fora isso, podes me dizer que coisa mais maravilhosa é a foto desse lindérrimo e encantador filhotinho??? Como não me derreter diantes dos olhinhos dele??? Como pode alguém permitir que uma coisa tão maravilhosamente linda feito essa, corra riscos??? É perfeito!!! É fantástico!!! É simpesmente emocionante!!!

Beijinhos para te dia e sucesso em teu novo ano blogueiro!!!

Cris

13 junho, 2006 14:53  
Blogger Su said...

gosto de ler.te. atento .lucido. corente. gosto disso
jocas maradas..muitas...sempre

13 junho, 2006 20:13  
Blogger inBluesY said...

Lince
este blog tem um sentido unico por muito que às vezes custe olhar, mas é isso mesmo que nos faz falta certo ... chega de mimos não será ?

1 BJ
adoro

14 junho, 2006 22:24  
Blogger Sea said...

Será que temos de justificar sempre tudo perante os outros?

20 junho, 2006 12:26  

Enviar um comentário

<< Home