5/30/2006

Caixinha de Bonecas

Mãe!... dá-me uma caixinha de bonecas para eu brincar.
Bonecas daquelas que anunciam na televisão,
Das que andam, riem e choram e até sabem falar.
Mãe, das que fazem xixi e cocó e bolinhas de sabão.

Oh! Mãe!... vá lá!...
Nem que seja só uma caixinha...
Eu prometo portar-me bem e não voltar a ser má.
Obrigada. Eu amo-te muito mãezinha!

Sabes aquelas bonecas que me deste mãe!? Já não gosto delas!
Elas já não andam, não riem nem choram e deixaram de falar.
Como eram lindas!... de todas as bonecas, aquelas eram as mais belas!
Agora estão velhas, sujas, estragadas e estão-se a putrificar.

No anuncio diziam que eram de qualidade e que era vitalícia a garantia!
Os homens da loja deveriam ser obrigados a trocá-las!
Mas em letras muito pequeninas o certificado de garantia dizia:
“ ...excepto por qualquer dano causado por acção de bombas ou balas “.

A culpa não foi tua mãe! Sem óculos tu não vias as letras pequeninas.
Tu não és bruxa e não podias adivinhar,
Que brincando com as tuas balas, bombas e minas,
Corrias o risco de as poderes estragar.

Não fiques triste minha mãe. Porque lá no fundo, bem lá no fundo,
Eu sei que a minha mãe América é a melhor mãe do Mundo!!!

Mas bem lá no fundo!!!

( Porque há gritos, que nunca se calarão em mim!!! )

26 Mordidelas:

Blogger della-porther said...

E que venham as penitências ...por prazer pagaremos todas.
Obrigada pela visita . Adorei o comentário. Muito criativo.
Adoro seu blog ... mas as caixinhas de bonecas me deixaram muito triste.
Minha memória das bonecas é de algo tão diferente...
Apareça sempre sua visita é muito bem vinda
um grande beijo

30 maio, 2006 03:19  
Blogger isabel mendes ferreira said...

bom dia Lince....lindíssimo....

_____________________eu sou mãe e "bruxa"....:)


adorei. vir aqui. obrigada pelo desejo de boa semana. bem preciso. vai ser a caminho do hosp....:(

_________________desejo que aqui tudo de bom.

30 maio, 2006 08:00  
Blogger amigona avó e a neta princesa said...

A denúncia é necessária para acordar algumas mentes... o horror das imagens fala por si... bem-hajas...

30 maio, 2006 08:38  
Anonymous Anónimo said...

essa grande mãe é uma grande puta.

30 maio, 2006 12:54  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Com o devido respeito e meu pedido de perdõa antecipado, mas nada do que eu diga aqui, terá a força que essa palavra exprime para mim e pelo amplo, amplíssimo sentido que ela pode ter e sei que tem, de fato e que vais poder me entender sem mais nada a ser dito:


C A R A L H O !!!


Que diabo de vida mais desequilibrada e mais injusta!!!

Obrigada por tua visita e beijinhos, com meu respeito pelo teu post!!!
Cris

30 maio, 2006 14:29  
Blogger Berenice said...

Olá, Lince!
Obrigada pela tua visita ao meu blog e pelos teus votos de boa semana, que agora retribuo. Desculpa a desactualização do meu espaço; são fases... mas melhores dias virão em breve, espero bem.
Foi com uma tremenda angústia e sempre a tentar não olhar para as terríveis imagens que acabei de ler o teu post, mas dou-te os parabéns pela denúncia e pelo apelo; há que denunciar tais atrocidades. A América com toda a sua desumanidade insana, na sua ânsia de ganhar, perdeu-se, mas nem sequer ainda se deu conta disso e de como foi largamente ultrapassada pela Europa, em termos morais, de respeito pelos direitos humanos, de verdadeiro progresso. O caminho de aprendizagem que tem pela frente é, infelizmente, longo, e o que dói mais é perceber que, ao longo dele, ainda tanta inocência e tantas vidas serão ceifadas e que tanta miséria será ainda semeada. Cabe-nos, sim, a nós encurtar esse caminho.
Beijinhos. E continua a inquietar-nos.

30 maio, 2006 16:22  
Blogger alice said...

ai lince...

é tão triste

o que escreves é fantástico

o que mostras é muito feio

que estas palavras derrotem as imagens

beijinho

alice

30 maio, 2006 17:45  
Blogger Elisheba said...

São extremamente chocantes, de facto. Mas se não forem divulgadas, nunca as consciências se despertarão. A realidade é muito mais cruel, demasiado até, para pensarmos só no nosso umbigo, nos nossos afazeres, nas nossas cobiças gananciosas.Coração que não vê é um coração que não sente. Deveriamos ver mais para sentir mais.O mundo é emasiado cruel para pensarmos somente nos bens materiais...

30 maio, 2006 17:59  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Eu não sei lidar com a morte. Não sei mesmo e entro em pânico diante dela, mesmo quando perco um bicho de estimação, embora sabendo que esse é mesmo o fim de todos os vivos...

Não posso ver nada morto...

Estranhamente voltei aqui...

Talvez por ser muito fundo...

Fundo demais...

Por ser ao lado...

Do outro lado, mas por sentir rasgar o ar, com as rajadas de fogo que não me pertencem, mas que também são de minha, da nossa responsabilidade, é que insisti em aqui voltar...

E porque dói...

Doi demais...

Sendo mãe ou madrasta, dói...

Pena que há MÃES tão artificiais, que não possam nem mesmo lastimar a dor pela perda alheia...

Afinal, quem perde, somos mesmo todos nós...


Um beijo,
Cris

30 maio, 2006 19:38  
Blogger de Matos said...

doi bastante ver essas imagens, enquanto uns brincam as guerrinhas outros perdem os seus entes queridos, e morrem a fome.
e assim vai a nossa sociedade.
abraço

30 maio, 2006 19:48  
Blogger isabel mendes ferreira said...

mt sinceramente.obrigada. sensibilizada. mesmo.

um beijo.

30 maio, 2006 19:49  
Blogger Su said...

sem comentários.....
só gritos........

jocas maradas

30 maio, 2006 20:48  
Blogger lince said...

Della-porther, obrigado pelos elogios e pelo convite. Também esta porta estará aberta para ti sempre que o queiras.
Quanto às bonecas que guardas na memória, espero que as possas manter dessa forma por muitos e longos anos. Mas as bonecas que fazem parte do meu post, não querem permanecer guardadas na memória e preferem estar onde devem estar. Isto é, presentes e bem presentes no nosso consciente. Beijo e espero que voltes mais vezes.

Obrigado Safo.

Mendes Ferreira para alem do que já te disse, só te posso dizer que sei que tudo te vai correr bem. Beijos e até já.

Obrigado Amigona, mas é demasiadamente profundo o sono de algumas mentes para que um só grito as possa acordar. Só muitos juntos e gritando a uma só voz as poderão despertar. Bem-hajas tu também.

Pantera, apesar das nossas “afelinidades “ permite-me dizer que a dor de viver estas imagens é com toda a certeza muito maior de que a de as ver. Não as querermos olhar de frente é estarmos a evitarmo-nos. Somo nós que as possibilitamos quer por acção directa, quer por fecharmos os olhos, ( não às imagens mas à realidade que elas representam ). Mais de que as evitar devemos combate-las, gritando bem alto a nossa revolta. Eu sei bem da “incapacidade”, somos demasiado pequenos para podermos mudar o mundo. Mas por muito pequenos que nos possam parecer os nossos actos para mudar o que quer que seja, se cada um de nós fizer o pouco que lhe é possível, vais ver que juntando todos esses “pouco”, alguma coisa acabará por ter mudado. Bjs e obrigado pelos teus contributos.

Dakidali para poderes entender os interesses de que falas não deves usar o raciocínio, mas sim o irraciocínio uma vez que são interesses irracionais. Bjs para ti também e obrigado pelas tuas visitas e intervenções.

Cidadão comum neste espaço só há uma coisa que eu não admito a ninguém. Que é a falta de respeito. Por isso desta vez vou manter o teu comentário, mas da próxima vez que voltares a faltar ao respeito às putas vou ser obrigado a usar o delete. Abraço.

Mw obrigado pela visita e espero que voltes mais vezes.

Berenice, eu não concordo com a ideia de que a Europa seja tão melhor que a América. Na verdade eu acho que a Europa é tão culpada quanto a América pela conivência. Sendo essa conivência ora efectiva e expressa, ora por consentimento silencioso. Infelizmente a Europa demitiu-se de toda a responsabilidade que lhe cabe, tendo vindo a preferir ir a reboque das intenções americanas. Bjs e não deixes nunca de te inquietares.

Obrigado Alice. É preciso continuar a acreditar na vitória dos Homens sobre os Srs.

Sê bem vinda Visionária. Estou perfeitamente de acordo contigo. Na verdade estão constantemente a chegar-nos relatos e outras imagens da mesma realidade das do meu post, mas isso não nos impede de dormir tranquilamente. Agora se for um risco no nosso carro... aí a coisa já é bem diferente. Volta sempre.

Lâmina d’água primeiro quero-te dizer que também para mim há palavras que são insubstituíveis.
Depois quero concordar contigo porque é obvio que quem perde somos mesmo todos nós. Assim como somos todos responsáveis. Eu ouso até dizer que somos todos culpados, porque nos calamos, porque somos nós que lhes damos o poder, porque nos acobardamos individualmente e tudo isto apenas porque não somos capazes de nos juntar numa força só para os combater.
Para terminar quero te dizer que é bom ter-te por cá e que espero que voltes mais vezes Cris. Bj.

Sociedade???... De Matos.
Pois...
Abraço, companheiro.

Jocas Su.

Obrigado Dark Side. Sabes o grande problema é que nos dias de hoje já não basta um Salgueiro Maia!... Volta sempre companheiro.

31 maio, 2006 00:58  
Blogger AB said...

...

:(

31 maio, 2006 01:42  
Blogger inBluesY said...

Lince,
já ontem tinha aqui estado.
Tu sabes, eu pelo menos sei, o quanto este espaço é valioso. O teu texto, é brutal a ironizar/sarcasmo na mesma intensidade da realidade, mas lamento Lince não consigo comentar mais.

Sei que não deveria, pq sou mãe, sou mulher, mas exactamente por ser isso tudo deveria de conseguir, ou talvez não.

Continua Lince, pena é aquela sensação de pouco...
1 bj

31 maio, 2006 04:43  
Blogger Verena Sánchez Doering said...

que impactantes las imagenes
porque el mundo se ha vuelto tan cruel?
gracias por tus saludos, te dejo un abrazo grande y que mañana sea un bello dia
siempre es un gusto recibir tus saludos y llegar aqui


besos y sueños

31 maio, 2006 05:46  
Blogger inBluesY said...

Bdia

estás em relevo por lá.

1 BJ

31 maio, 2006 08:13  
Blogger poca said...

e ainda bem que não silencias esses gritos...
o que doi mais é saber que não podemos fazer nada... doi é reconhecer a nossa pequenez...
doi ver até onde chega a maldade...
e a frustação fica-se por aqui... pela indignação... que mostramos para a seguir... retomarmos ao silêncio e pensar... é assim!

31 maio, 2006 11:52  
Blogger rules said...

Fizeste-me chorar com este post, está demasiado forte, mas mt bom mesmo... TUDO DE BOM :)

31 maio, 2006 14:34  
Blogger BÓLICE said...

Deixa lá que a mãe américa vai ter o que merece quando a "Avó-(Mãe)-Terra" souber e contar tudo à "BisaAvó-(Mãe)-Natureza"!
A BisaAvó-(Mãe)-Natureza não perdoa e como sempre irá cuidar muito bem do equilíbrio desta família de apelido "Universo". As máfias assim funcionam, nÉ?!?
É e intÉ também

31 maio, 2006 16:04  
Anonymous Anónimo said...

Sem palavras perante a culpada que me sinto de não ter nascido como Deus.... Um dia pagarei bem caro querer ter sido simples mortal...
Horripilante...
quem disse que temos um pai no céu?
Pois... eu sabia!! Fiz confusão e ouvi mal... Deus é uma lenda... como tantas que ouvimos em crianças... Ou seremos nós filhos de um "deus" menor?

31 maio, 2006 17:48  
Blogger Polly Jean said...

Das coisas mais chocantes que já li, vi, senti.
Fabuloso Lince. de comover, de gritar, de dar murros ...a mim deste-me uma valente porrada no estomago.
É assim que se deve fazer mesmo...
Parabéns. às vezes chocar é preciso.
Esta mãe vai alí a correr "comer" o seu filho abençoado de beijos, lamentado os desamores imensos que por aí andam. Milhares de filhas da puta.

31 maio, 2006 17:58  
Blogger Foxy said...

já volto só vou vomitar. eu tenho um filho e isto para mim é do mais horrivel

31 maio, 2006 18:39  
Blogger ALeite said...

Um murro no estômago! Boa noite e parabéns.

31 maio, 2006 23:52  
Blogger amigona avó e a neta princesa said...

vou agarrar nas tuas fotos... espero que não te importes... um beijo...

01 junho, 2006 01:31  
Anonymous Anónimo said...

Uau!

28 junho, 2006 16:52  

Enviar um comentário

<< Home