10/06/2005

Ser ou não ser conivente???

As eleições autárquicas são aquelas que mais me atraem para ir votar. Pela proximidade dos candidatos aos eleitores e pelo conhecimento que os últimos têm dos primeiros.
Mas por outro lado, são também aquelas em que eu sei haver mais irregularidades. Algumas dessas irregularidades estão bem a frente dos olhos de todos. Por exemplo, candidatos que se apresentam em listas distintas, (Câmara/Ass. Municipal ou Ass. Municipal/ Ass. de Freguesia ou então Ass. Municipal / Junta de Freguesia ou ainda Câmara/ Ass. Municipal/ Junta de Freguesia), parece incrível mas é verdade. Para atestar da veracidade do atras dito basta a qualquer um verificar as listas dos candidatos. No entanto há ainda outro tipo de fraudes comuns nas eleições autárquicas como por ex. os emigrantes que não põem cá os pés mas votam, assim como alguns defuntos que se deslocam do além para votar e chegando mesmo a acontecer de o somatório de votos em algumas freguesias ultrapassar o numero de eleitores. Eu bem sei que nas outras eleições é susceptível de acontecer o mesmo, só que ai o efeito destas fraudes acaba por ser menos grave, uma vez que eu julgo, que estes actos fraudulentos não acontecerem num numero tal que não se dilua no universo em que se encere, por forma a não ter um peso significativo. Mas nas autárquicas já não é bem assim, pois não nos podemos esquecer que há Juntas de Freguesia que são ganhas ou perdidas por apenas um voto.
Logo por muito que eu me sinta tentado em participar neste acto eleitoral, não posso evitar a duvida, se devo ou não, ser conivente com este tipo de situações através do meu voto.