12/22/2005

Porque os pinheirinhos também são um símbolo do Natal!...

Sinceramente não sei qual texto escolher para suportar este titulo.
Mas para além da área de mata ardida em Portugal nos últimos tempos, que pode verificar, “ por ex: “
aqui, resolvi optar pelo texto que se segue retirado do site da Rádio Nederland


"Milhares de árvores jogadas no esgoto, diariamente
Clívia Caracciolo, 21 de Novembro de 2005

A denúncia parte do director do Programa Florestal europeu do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), Duncan Pollard, depois de ter sido constatado que as cinco maiores companhias fabricantes de papel para limpeza doméstica, no continente, utilizam baixos índices de fibras recicladas. Ou seja, fibras virgens retiradas de florestas dos Estados Unidos, Canadá, América Latina, Ásia, Rússia, Europa e África do Sul são as únicas fibras usadas para a confecção de lenços de papel, papel higiénico e guardanapos de cozinha.
O curioso nesta história é que há muito tempo o papel de limpeza fornecido para escritórios, escolas e hotéis contém fibras recicladas. O director do WWF não vê razão para que o mesmo material não seja empregado nos papéis para consumo das famílias europeias.
O estudo desta organização ambientalista assinala que os europeus consomem cerca de 26% da produção mundial de papel para limpeza, sendo que cada europeu consume 13 quilos de papel por ano. Juntos, a soma equivale a aproximadamente 22 biliões de rolos de papel higiénico.
Duncan Pollard lembrou que, muitas vezes, os consumidores são enganados quanto ao produto em si ou nas informações contidas na embalagem. Neste sentido, ele pediu que as empresas fabricantes indiquem se estão usando produtos reciclados para orientação do consumidor. De acordo com o WWF, os consumidores não fazem ideia de que com a utilização de papel sem fibras recicladas estão contribuindo para a destruição das florestas quando vão ao banheiro, num momento em que reservas florestais estão ameaçadas nos quatro cantos do mundo.
Os fabricantes alegam que o consumidor é quem exige que o papel para limpeza doméstica seja com fibras de primeira qualidade, mas nas palavras do director do WWF, "existe, acima de tudo, o mito de que produtos com material reciclado são de má qualidade e esta mentalidade dos europeus deve mudar".
O estudo do WWF mostrou ainda que a madeira utilizada para a fabricação de papel para uso doméstico vem de países onde há conflitos legais em relação ao comércio, plantio e desflorestamento das matas. No entanto, as cinco empresas que abastecem 70% do papel consumido na Europa - Procter & Gamble, SCA, Kimberly Clarck, Metsa Tissue e Georgia Pacific - e que não estão colocando no mercado quantidade suficiente de papel higiénico e similares com fibras recicladas prometeram que vão olhar com atenção a proveniência da madeira que pretendem utilizar.
Até agora, de acordo com o WWF, somente uma das empresas, a SCA,
já tomou medidas efectivas neste sentido e passou a excluir matéria-prima ilegal ou de origem duvidosa para a fabricação de seus produtos
."


Estes exemplos são suficientes para perceber-mos a que velocidade as arvores estão a desaparecer deste planeta e consequentemente deste país. Por isso o apelo que vos tenho a fazer é o seguinte: Neste Natal tenha consciência na escolha que vai fazer em relação ao seu pinheirinho de Natal. “ Embora saibamos que uma parte dos pinheirinhos naturais, são já aproveitamento ( que advêm da limpeza de arvores abatidas para outros fins ), ainda há muita gente que abate arvores prematuramente para satisfazer a necessidade de ter em casa um símbolo, ( meramente estético ), natalício ”. Não colabore neste tipo de crime, porque a floresta não é só indispensável à sobrevivência de animais em vias de extinção ( como eu ), mas sim à sobrevivência de todos os tipos de animais. ( E aqui você também está incluído ) !!!