12/20/2005

De que lado está o animal?...

Porque estamos perto do Natal, época do ano em que a ida ao circo constitui já uma tradição, retirei este texto de um folheto da ADI (Animal Defenders International).
Investigações da ADI em muitos países levaram à conclusão de que o uso de violência no treino e condicionamento dos animais é comum e faz parte da cultura do circo. Até animais ferozes, como leões e tigres, podem ficar apavorados e viver com medo.
Frequentemente, esta actividade acontece em segredo, fora do que está à vista. Contudo, os nossos investigadores em Portugal filmaram elefantes a serem agredidos com ganchos-aguilhões afiados, para serem forçados a formar uma linha, um pónei a ser repetidamente chicoteado, esmurrado e esbofeteado durante o treino para que se apoiasse e andasse apenas sobre duas pernas, e burros a serem espancados na face e a serem tratados a pontapé
.”
Ora perante tais relatos e, acrescentando que este tipo de violência para com os animais não se passa apenas nos circos mas também em muitos lares por este país fora, é motivo para perguntar de que lado está o animal!?.. Do lado da vitima?... ou do lado do agressor!?...

2 Mordidelas:

Blogger voz da póvoa said...

Boa Lince!
Já é tempo de acabar com circos que utilizam os animais. Já estivemos para falar disto, mas nem sempre a oportunidade surge. Isto é do mais revoltante que há.
Afinal, os animais somos nós, no sentido mais selvagem que o termo pode implicar.

20 dezembro, 2005 12:41  
Blogger Joana Plim said...

É deprimente...
Eu adoro circo mas acho que devia ser EXPRESSAMENTE PROÍBIDO a presença de animais (irracionais).

"...O meu lado animal
Tem fome e é quente
Assim fosse o teu
Já não aguento
Sem te fazer mal
E mal e mal
Este meu lado animal
Cabeça a prémio
Que não se caça
Pela lei..."

21 dezembro, 2005 16:21  

Enviar um comentário

<< Home