8/23/2006

Na memória do meu sangue...

Não!... Eu não me esqueço que eles fazem parte da memória do sangue do meu povo!
Não!... Eu não me esqueço que eles são parte do nosso passado!
Não!... Eu não me esqueço que eles são parte da nossa Cultura!
Não!... Eu não me esqueço que sem eles a Humanidade estaria incompleta!

8/21/2006

Israel violou o cessar fogo!!!


A violação do cessar fogo por parte de Israel é sem duvida um acto terrorista. Esse acto visa tão somente provocar uma resposta por parte do Hezbollah, para dessa forma poderem os israelitas justificar a continuidade do massacre no sul do Líbano. A comunidade internacional criticou este acto de uma forma tímida e envergonhada. Eu pergunto, “ e se fosse ao contrario “???

8/17/2006

Em Portugal não admiraria, agora... na Alemanha!...

Fez no passado dia 14 cinquenta anos que Bertolt Brecht partiu. Por isso aqui fica a minha homenagem a mais um grande Homem.
Agora reparem nisto:
- Bertolt Brecht é alemão, foi um dos maiores críticos do nazismo, é sem duvida o maior dramaturgo alemão e é o dramaturgo mais encenado do mundo, deixou-nos uma obra vastíssima com mais de 2000 poemas, ( de onde destaco por exemplo um musicado pelo nosso Zeca “ O Coro dos Tribunais” ), cerca de 100 peças de teatro, ( de onde destaco “ A Opera dos Três Vinténs “ inspiradora de “ A Opera do Malandro “ de Chico Buarque e a grande “ Mãe Coragem e os seus Filhos “ uma forte critica ao nazismo ), escreveu ainda vários romances, cerca de uma centena de textos em prosa e alguns diários. Para alem disto Brecht foi o fundador de um dos maiores Teatros de Berlim, “ Berliner Ensemble “.
- Apesar de toda a grandiosidade de Brecht, 42% dos alemães nunca leu nada de Brecht, 55% dos alemães só leram alguma coisa de Bertolt Brecht na escola e apenas 3% conhece a obra do autor de forma mais aprofundada. Ora isto no nosso Portugal com o nosso Camões até nem admira. Mas na Alemanha com o Brecht... Não pode deixar de surpreender! Então não é a Alemanha um país da vanguarda cultural dos países de primeiro mundo!??

Por estas e por outras, somos obrigados a concluir que a cultura está em crise global. Talvez seja essa crise a grande responsável pelas atrocidades diariamente cometidas por este mundo a fora.
Mas a grande questão é sem duvida saber, até que ponto esta crise não é propositada, uma vez que todos sabemos, que é bem mais fácil aos gordos do mundo atingirem os seus objectivos, se tiverem a opinião publica mundial esvaziada culturalmente. Retirar às pessoas a necessidade de pensar tem sido a forma obscena de o capitalismo se implantar. E por muito que custe a muitos, sou obrigado a lhes dizer que, capitalismo não rima nem nunca rimará com Democracia.