12/26/2005

Porque o Natal também é hoje!...

foto de: Eligiusz Langner

Eu sei que é muito difícil mudar o mundo!
E mudar o mundo para onde?...
Há é que mudar o Homem!...
Há pequenos gestos que não vão mudar uma vida, mas que podem mudar um momento dessa vida!...
Se formos capazes de mudar muitos momentos de muitas vidas, estamos com certeza a mudar o mundo, porque também o Homem mudou!...

12/24/2005

Ceia de Natal…

Da minha parte, sem comentários!!! Se quiser, comente você.

Menino Jesus fora das palhinhas!...

Se estiveres bem atento, podes encontrar um qualquer menino Jesus bem perto de ti!...

Porque faz 112 anos que ele nasceu…






"Biografia: Mao visto por autora do ‘best seller’ ‘Cisnes Selvagens’Vida secreta do último imperador vermelho"

" Mao Tse-tung, que durante quatro décadas deteve o poder absoluto sobre as vidas de um quarto da população mundial, foi responsável por bem mais de 70 milhões de mortes em tempo de paz, mais do que qualquer outro líder do século XX. "


" É desta forma que começa a extensa biografia inédita sobre o líder comunista chinês. Escrita a meias por Jung Chang – autora de ‘Cisnes Selvagens’ – e o marido, o historiador Jon Halliday, em ‘Mao, A História Desconhecida’ desfilam cenários de horror que pautaram a China comunista.

O objectivo desta biografia é desenterrar verdades esquecidas: “Não pretendemos mudar o mundo, apenas revelar quem, realmente, era Mao”, confessa Jung Chang à Domingo.
Durante 12 anos os autores recolheram material para conseguirem fazer esta obra. Destacam-se depoimentos de diversas figuras, entre as quais George Bush (pai), Henry Kissinger, Gerald Ford, Edward Heath, Imelda Marcos, o presidente Mobutu e o Dalai Lama: “Foram recolhas interessantes, sobretudo a do Dalai Lama que conheceu Mao nos anos 50 e com ele privou. Forneceu-nos diversas pistas sobre a sua personalidade”, revela a autora.

Mao Tse-Tung nasceu a 23 de Dezembro de 1893 no seio de uma família de camponeses, no vale Shaosan, situado na província de Huan, no coração da China. É o primogénito de três rapazes. Teve dois irmãos que nasceram antes dele mas que morreram precocemente.
Por influência da mãe dedicou-se ao budismo até à adolescência, época em que abandonou as convicções religiosas.
Aos 14 anos casou com uma prima mais velha. O casamento durou um ano porque a mulher morreu, mas ao longo da vida nunca mencionou a viuvez precoce. Voltou a casar outras vezes e o seu fascínio por mulheres era sobejamente conhecido, tanto que manteve um verdadeiro harém: “Ele mantinha um império de concubinas e quando se fartava, transformava-as em escravas”, realça a autora.
Mao adorava a mãe e detestava o pai. No entanto, recusou-se a acompanhar a mãe no leito de morte, em 1919, alegando que queria preservar imagens felizes na memória. Jung Chang explica: “Em primeiro lugar estava ele, depois vinha a família. Mao arruinou a vida de quase toda a família, provocou inclusivamente a morte de ex-mulheres e de filhos.” Mais do que episódios familiares de profundo horror, os autores defendem que Mao acolheu a invasão da China pelo Japão para que os japoneses pudessem destruir Chiang Kai-Shek. Ou que exportou intencionalmente entre 1958 e 1961 alimentos para a Rússia em troca de tecnologia militar, provocando a morte – por fome – de 38 milhões de chineses. Outro aspecto focado nesta longa viagem ao passado é o facto de, durante a Revolução Cultural, a Guarda Vermelha de Mao ter perseguido e torturado milhares de professores, escritores e membros do Partido Comunista: “Ele destruiu a cultura chinesa”, adverte a autora.Esta obra está dividida em seis partes abragendo um total de 58 capítulos e uma série de mapas da China e de fotografias de época reveladoras de episódios marcantes. Um dos momentos peculiares acontece quando os autores desmistificam a longa marcha de 9000 quilómetros do Exército Vermelho, quando estes fugiam dos soldados nacionalistas de Chiang Kai-Shek. Dos 80 mil soldados iniciais sobreviveram apenas quatro mil. A maior parte foi acusada de traição, esfaqueados pelos companheiros ou atirados a uma vala comum. Quando as valas estavam cheias, antes de serem assassinados, os soldados eram obrigados a escavar a sua cova. Os autores vão mais longe ao acusar o séquito de Mao de fabricar detalhes e imaginar episódios sobre esta marcha apenas para enaltecer o papel do líder. “Tivemos muito trabalho mas o Mao foi um desafio intenso”, remata Jung Chang. "

“Texto retirado da revista domingo do Correio da Manha de 27-11-2005”
Será todo e qualquer caminho valido?

12/22/2005

Porque os pinheirinhos também são um símbolo do Natal!...

Sinceramente não sei qual texto escolher para suportar este titulo.
Mas para além da área de mata ardida em Portugal nos últimos tempos, que pode verificar, “ por ex: “
aqui, resolvi optar pelo texto que se segue retirado do site da Rádio Nederland


"Milhares de árvores jogadas no esgoto, diariamente
Clívia Caracciolo, 21 de Novembro de 2005

A denúncia parte do director do Programa Florestal europeu do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), Duncan Pollard, depois de ter sido constatado que as cinco maiores companhias fabricantes de papel para limpeza doméstica, no continente, utilizam baixos índices de fibras recicladas. Ou seja, fibras virgens retiradas de florestas dos Estados Unidos, Canadá, América Latina, Ásia, Rússia, Europa e África do Sul são as únicas fibras usadas para a confecção de lenços de papel, papel higiénico e guardanapos de cozinha.
O curioso nesta história é que há muito tempo o papel de limpeza fornecido para escritórios, escolas e hotéis contém fibras recicladas. O director do WWF não vê razão para que o mesmo material não seja empregado nos papéis para consumo das famílias europeias.
O estudo desta organização ambientalista assinala que os europeus consomem cerca de 26% da produção mundial de papel para limpeza, sendo que cada europeu consume 13 quilos de papel por ano. Juntos, a soma equivale a aproximadamente 22 biliões de rolos de papel higiénico.
Duncan Pollard lembrou que, muitas vezes, os consumidores são enganados quanto ao produto em si ou nas informações contidas na embalagem. Neste sentido, ele pediu que as empresas fabricantes indiquem se estão usando produtos reciclados para orientação do consumidor. De acordo com o WWF, os consumidores não fazem ideia de que com a utilização de papel sem fibras recicladas estão contribuindo para a destruição das florestas quando vão ao banheiro, num momento em que reservas florestais estão ameaçadas nos quatro cantos do mundo.
Os fabricantes alegam que o consumidor é quem exige que o papel para limpeza doméstica seja com fibras de primeira qualidade, mas nas palavras do director do WWF, "existe, acima de tudo, o mito de que produtos com material reciclado são de má qualidade e esta mentalidade dos europeus deve mudar".
O estudo do WWF mostrou ainda que a madeira utilizada para a fabricação de papel para uso doméstico vem de países onde há conflitos legais em relação ao comércio, plantio e desflorestamento das matas. No entanto, as cinco empresas que abastecem 70% do papel consumido na Europa - Procter & Gamble, SCA, Kimberly Clarck, Metsa Tissue e Georgia Pacific - e que não estão colocando no mercado quantidade suficiente de papel higiénico e similares com fibras recicladas prometeram que vão olhar com atenção a proveniência da madeira que pretendem utilizar.
Até agora, de acordo com o WWF, somente uma das empresas, a SCA,
já tomou medidas efectivas neste sentido e passou a excluir matéria-prima ilegal ou de origem duvidosa para a fabricação de seus produtos
."


Estes exemplos são suficientes para perceber-mos a que velocidade as arvores estão a desaparecer deste planeta e consequentemente deste país. Por isso o apelo que vos tenho a fazer é o seguinte: Neste Natal tenha consciência na escolha que vai fazer em relação ao seu pinheirinho de Natal. “ Embora saibamos que uma parte dos pinheirinhos naturais, são já aproveitamento ( que advêm da limpeza de arvores abatidas para outros fins ), ainda há muita gente que abate arvores prematuramente para satisfazer a necessidade de ter em casa um símbolo, ( meramente estético ), natalício ”. Não colabore neste tipo de crime, porque a floresta não é só indispensável à sobrevivência de animais em vias de extinção ( como eu ), mas sim à sobrevivência de todos os tipos de animais. ( E aqui você também está incluído ) !!!

...Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és!

<Relativamente ao encontro com o presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, o candidato Mário Soares disse tratar-se de uma "visita de cortesia", numa atitude de respeito pelas instituições próprias da autonomia.
À saída do encontro, o chefe do governo madeirense referiu ter acedido a uma solicitação do candidato. "O Dr. Mário Soares teve a amabilidade, para com as instituições autonómicas regionais, de pedir uma audiência ao presidente do Governo e eu entendi que o Dr. Mário Soares, por ter sido chefe de Estado e pela pessoa que é, não tinha que se deslocar à Quinta Vigia (sede do Governo Regional) e mandava a boa educação que eu viesse aqui cumprimentá-lo", afirmou Jardim
>
.

Só posso dizer… Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és!

12/20/2005

De que lado está o animal?...

Porque estamos perto do Natal, época do ano em que a ida ao circo constitui já uma tradição, retirei este texto de um folheto da ADI (Animal Defenders International).
Investigações da ADI em muitos países levaram à conclusão de que o uso de violência no treino e condicionamento dos animais é comum e faz parte da cultura do circo. Até animais ferozes, como leões e tigres, podem ficar apavorados e viver com medo.
Frequentemente, esta actividade acontece em segredo, fora do que está à vista. Contudo, os nossos investigadores em Portugal filmaram elefantes a serem agredidos com ganchos-aguilhões afiados, para serem forçados a formar uma linha, um pónei a ser repetidamente chicoteado, esmurrado e esbofeteado durante o treino para que se apoiasse e andasse apenas sobre duas pernas, e burros a serem espancados na face e a serem tratados a pontapé
.”
Ora perante tais relatos e, acrescentando que este tipo de violência para com os animais não se passa apenas nos circos mas também em muitos lares por este país fora, é motivo para perguntar de que lado está o animal!?.. Do lado da vitima?... ou do lado do agressor!?...

12/19/2005

Como é difícil resistir!...

... por vezes torna-se difícil resistir! E quando o fazemos sujeitamo-nos ao risco da extinção!!!
Eu gosto do risco!!! Mas... nem todos os animais são como eu!...

12/12/2005

A grande utopia…


Utopia

Definição:

do Grego. Ou = não + topos = lugar, lugar que não existe
s. f.,
país ideal em que tudo estaria organizado da melhor forma para a felicidade completa da população (tal como foi idealizado por Thomas More e outros utopistas);projecto de governo que, a ser exequível, asseguraria a felicidade geral;
projecto imaginário, irreal;
projecção de um futuro ideal;por ext. quimera, fantasia, concepção irrealizável
.

Eu diria que a grande e verdadeira utopia se chama apenas “ Ser Humano “.
Para mim a sociedade em que vivemos tornou o Ser Humano numa utopia por definição. Logo, devemos concluir que a Humanidade não é em si a grande utopia, mas sim e apenas, uma potenciação da verdadeira grande utopia.

12/09/2005

I have a dream…

“ I have a dream ”, foi o que um idealista disse um dia!...


...Nos dias de hoje a tradução seria... “ eu tenho um pesadelo”.

12/07/2005

Curiosidades geométricas!...

Quando vagueava à procura de caça, como é natural num felino, deparei-me com este texto em http://www.apagina.pt ...
...Li, reflecti e conclui… "a geometria tem cada coisa!...
"


Muro israelita divide escola palestiniana

GUERRAS


Uma escola de um subúrbio de Jerusalém foi recentemente dividida a meio por um muro de betão de oito metros de altura, erguido durante um fim de semana pelas autoridades israelitas. O muro, que integra a barreira de separação erguida por Israel na Cisjordânia e na região de Jerusalém, cruza agora o pátio da escola, deixando para os 800 alunos um espaço estreito e limitado para o recreio e as actividades desportivas. O director da escola, Yussef Elayan, afirma que os trabalhos se iniciaram sem qualquer aviso prévio.A parte da escola situada do outro lado da barreira foi anexada de facto em benefício da colónia judaica de Pisgat Zeev. O muro passará ainda por dois bairros palestinianos que serão em parte anexados e ocupados pelo Estado hebreu, deixando um quarto de toda a população árabe de Jerusalém-leste, correspondente a 55 mil habitantes, completamente isolada no lado oriental.

12/05/2005

Crise existencial…

…Penso logo existo!???...

…Será o meu pensamento suficiente para confirmar a minha existência?...
...Ou só existirei, na partilha do meu pensamento!?