9/29/2005

Mordida rápida:

A mandatária da candidatura do Sr. Dr. Mário Soares é militante do Bloco de Esquerda.
( Será que a referida Sra. votará contra o seu líder partidário?)
A mandatária da candidatura do Sr. Dr. Manuel Alegre é militante do Partido Socialista.
( Será que esta Sra. que até foi expulsa do PSD por ter apoiado o Dr. Mário Soares votará novamente contra as indicações do seu partido?)
Ambos os Srs. Drs. são militantes do Partido Socialista.
( Ainda há quem diga que esta democracia não gera novas referencias?)
O Sr. Dr. Manuel Alegre foi o primeiro a demonstrar a intenção de se candidatar à Presidência da República.
( Depois de ter enfrentado internamente o Sr. Eng. José Sócrates!?)
O Sr. Dr. Mário Soares foi o primeiro a oficializar a sua candidatura.
( depois de tantas lutas lado a lado, onde pára a amizade?)
O Partido Socialista apoia a candidatura do Sr. Dr. Mário Soares.
( Em nome da união do partido?)


P.S.- Depois de o Sr. Dr. Manuel Alegre insistir na intenção de se apresentar como candidato à Presidência da República, surgem, pela primeira vez, barómetros indicadores da possibilidade de vitória, logo na primeira volta, para o provável candidato Sr. Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva.
( Será que este barómetro é só para demover o Sr. Dr. Manuel Alegre de se candidatar?)

A Maturidade...

No dia 16 deste mesmo mês, aquando da jantarada-comício para apresentação da candidatura do Sr. Guilherme Pinto à presidência da Câmara Municipal de Matosinhos, pelo PS, o Sr. Coordenador autárquico do referido partido, o Sr. Jorge Coelho disse que: “o Sr. Narciso Miranda e o Sr. Manuel Seabra deram uma grande lição de Civismo ao País e de grande maturidade política e democrática”, isto porque os referidos Srs. se sentaram à mesma mesa no referido repasto!
Pois bem, se realmente esta atitude representa uma grande maturidade cívica, eu devo confessar que fico surpreendido. Porque tenho para mim, que o saber respeitar os diferentes e até conviver com estes, não pode deixar de ser considerado apenas como a mais básica regra do civismo. Só que neste caso, até os mais desligados da realidade perceberam perfeitamente, que esta convivência foi, e é, uma convivência por conveniência. Para provar esta hipocrisia basta verificar os discursos dos Srs. em causa, sobretudo o do Sr. Manuel Seabra, na já supra citada tacharada- comício. Agora devo reconhecer, que esta convivência representa uma rápida evolução destes Srs., pois pouco mais de um ano passou sobre aquela data trágica (9 de Junho de 2004), da morte do Sr. Prof. Dr. António Luciano Pacheco de Sousa Franco na lota de Matosinhos. Morte essa que não pode deixar de estar directamente ligada às atitudes trogloditas e pré-históricas perpetradas pelos referidos dois Srs.
Ora Sr. Coordenador autárquico, não nos venha com discursos de desagravo porque nem todos os Portugueses são tão imaturos como alguns dos Matosinhenses.

9/21/2005

A doença da nossa Democracia são os partidos políticos!

Há dias, aquando da apresentação da candidatura do Sr. Dr. Mário Soares, e tendo em linha de conta a mais de que provável candidatura do Sr. Prof. Dr. Cavaco Silva, em determinados sectores da opinião publica levantou-se a seguinte questão:
- Estará a nossa democracia doente uma vez que é incapaz de gerar novas referencias político-individuais?
Pois bem, parece-me que não nos podemos quedar pela analise destas duas candidaturas, embora seja fácil reconhecer as criticas que sobre elas recaem, uma vez que ambos os candidatos fizeram parte de ciclos já fechados no passado. No entanto devemos reconhecer que os outros dois partidos com assento parlamentar, BE e CDU com as candidaturas apresentadas também não contribuem em nada para a vitalidade da nossa Democracia. Ao apresentarem como candidatos o Sr. Dr. Francisco Louçã e o Sr. Jerónimo de Sousa o BE e a CDU, respectivamente, estão também eles a impedir o surgimento de outras pessoas que possam através do pensamento e da dinâmica tornarem-se em referencias, no panorama político nacional.
Ora quer me parecer que este tipo de política levada a efeito por todos os partidos que formam a Assembleia da Republica, (uma vez que não estou a ver o PP a deixar de apoiar uma hipotética candidatura do Sr. Prof. Dr. Cavaco Silva), e os próprios partidos políticos é que constituem a maior doença desta nossa Democracia.

9/19/2005

“O Centro do Surrealismo Mundial”

A Sra. Governadora Civil de Lisboa recusou autorização aos militares deste País que pretendiam manifestar o seu descontentamento em relação ao sistemático e continuo desrespeito, (segundo eles), a que a classe tem sido votada.
A Sra. G.C. alegou, (e posteriormente viu confirmada a razão nas suas alegações pelos tribunais), que a legislação não permite aos militares tais manifestações, pois tais manifestações podem por em risco o livre funcionamento das instituições podendo até as referidas manifestações serem consideradas actos de conspiração.
Com este impedimento de se manifestarem na via publica os militares viram-se obrigados a reunir em espaço circunscrito e privado, o que me quer parecer ser um cenário mais propicio à conspiração de que a praça publica. Ora não terá sido o Estado Português que transformou as regras ao profissionalizar as Forças Armadas?!... É que a mim parece que acabando com o serviço militar obrigatório e passando as Forças Armadas a ser compostas por profissionais estes devem ser regidos por regras adaptadas à nova realidade, salvaguardando sempre a lealdade dos militares para com as instituições e sobre tudo para com os Portugueses.
O Sr. Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, veio defender publicamente que os militares ao realizarem este tipo de iniciativas poderiam pôr em causa a coesão das FA. O que poderia ser grave para a manutenção da nossa soberania, logo quis ele dizer que a democracia correrá grandes perigos no caso de se passarem a autorizar tais iniciativas. Mas Sr. Almirante José Manuel Garcia Mendes Cabeçadas, o facto de se ter alterado as regras e a prática, de as chefias militares serem propostas pelas estruturas militares para passarem a ser nomeadas pelo governo, não constitui em si mesmo um muito maior perigo para a democracia? E não é a democracia em Portugal fruto precisamente da desobediência, por parte das classes militares subalternas, à classe que o Sr. Representa?
E que se assim não tivesse sido muito provavelmente este País teria que ter vivido sob o regime fascista ainda durante mais tempo de que aquele que viveu?! Como pode o Sr. Continuar a ser o representante dos militares que pretendem vir para a rua precisamente por acharem que as chefias, (das quais o Sr. É o principal responsável), não os representam devidamente por não defenderem os seus direitos? Não será Sr. Almirante que este sentimento de falta de solidariedade das altas patentes para com os subordinados poderá também ele pôr em causa a coesão militar?
E o Sr. Ministro em lugar de se esconder por detrás das instituições que todos nós já sabemos que estão perfeitamente instrumentalizadas, (ou não fosse para isso que servem as nomeações), não acha que seria muito melhor para a democracia ouvir e procurar resolução para as situações?
Todas estas atitudes me parecem surreais. Mas o que ainda é mais surreal é o facto da mesma Sra. GC de Lisboa passados poucos dias ter dado autorização para que se realizasse uma manifestação levada a efeito pela extrema direita. O que é realmente surreal é que o pedido de autorização dessa manifestação mencionava um partido conotado com a extrema direita o que é perfeitamente anticonstitucional, no entanto neste caso a Sra. GC deu autorização, (e já não é a primeira vez que tal acontece), para que a manifestação se realizasse.
Por tudo isto e muito mais que se vai passando cá no nosso cantinho Portugal terá forçosamente de ser internacionalmente reconhecido como “O Centro do Surrealismo Mundial”.

O Katrina...

Para começar, não posso deixar de me solidarizar com todas as vitimas do Katrina e suas famílias. Que com toda a certeza estão a viver momentos de uma angustia e de uma tristeza difíceis de se imaginar, muito mais para quem vive estes momentos de pesar (que ainda não passaram), à distancia.
Muita tinta já foi gasta em: comentários; reflexões; opiniões; descrições; conclusões; relatos; solidarizações; criticas; apoios e até reprimendas, apesar disso queria aqui expressar algumas considerações que me parecem pertinentes.

1º- Se é verdade que a Rússia por uma decisão, fruto de uma política autista e desumana, cometeu um crime que levou à morte de toda a tripulação do seu submarino nuclear ( Kursk), o que mereceu critica de toda a opinião publica mundial. Não é menos verdade que os EUA cometeram exactamente o mesmo crime, devido a uma política também ela padecendo do mesmo autismo e da mesma desumanidade. Logo, não pode a opinião publica mundial deixar de manifestar o seu repudio pela actuação dos responsáveis políticos americanos, ainda por cima tendo em conta que a actuação destes resultou na morte, evitável, de muitas centenas de pessoas.

2º- Houve uma evidente falta de capacidade por parte dos EUA em fazer face a tal catástrofe, que já foi apontada por muitos. Mas quanto a mim tornou-se evidente também, que o grande investimento Americano não é na preparação de acções e criação meios de auxilio em situações de necessidade e carência, mas sim na preparação de acções de invasão e dizimação de povos e ou Estados que se revelem um obstáculo ao desenvolvimento da aglutinadora economia capitalista Americana. Por isso fica mais uma vez desmascarada a falsidade das intenções Humanitárias Americanas nas suas intervenções em determinadas zonas do globo.

3º- É incrivelmente inacreditável, que nesta altura se possa pôr em causa a recuperação de uma grande parte de Nova Orleães, quando ao mesmo tempo, ninguém tem duvidas quanto a uma rápida recuperação e restabelecimento da normalidade nas plataformas petrolíferas e refinarias na zona de Nova Orleães. É incrivelmente incompreensível que o País que se diz ser a maior potência mundial, (guardião do mundo em nome do bem), ponha à frente da sobrevivência para milhares de pessoas que tudo perderam em Nova Orleães, o elevado nível da qualidade de vida de algumas pessoas que nada podem perder na bolsa de Wall Street.

4º- Porque não me quero perder em considerações, termino com uma que me diz mais directamente respeito.
Perante tal catástrofe nos EUA, o meu País, (onde quase todos os dias se dá um aumento dos preços dos combustíveis), emprestou aos EUA 500000 barris de petróleo.
Até me faz recordar o tempo em que o Salazar mandava para outros Países da Europa comboios carregados de alimentos, no exterior dos quais eram colocados grandes panos com a seguinte inscrição, “RESTOS DE PORTUGAL”, sendo que aqui muitos eram aqueles que estavam a morrer à fome.
Ora, é claro que eu sou da opinião que não devemos olhar só para o nosso umbigo.
É claro que eu defendo que devemos, enquanto seres Humanos, ser solidários.
Mas é claro também, que eu penso que não podemos estar a querer matar a fome aos filhos dos nossos vizinhos à custa de deixarmos os nossos próprios filhos morrer à fome!!!

9/08/2005

Comunicado:

Em breve retomarei este espaço, espero que com mais disponibilidade de tempo para o tornar mais activo e actualizado. A luta contra a extinção do Lince será árdua mas com a ajuda de todos os que aqui têm passado, o resultado final não poderá ser outro que não a sobrevivência deste felino de olhar atento com presas e garras afiadas.
Um até já, com a promessa de breve.
Ass: Lince

INFORMAÇÃO

Não morri, por isso estou vivo!